• Ordem alfabética: Coronel Paulo Ribeiro - Fonte: Murilo Henrique

• Ordem alfabética: Márcia do PL - Fonte: Luiz Martins

• Ordem alfabética: Ortiz Junior - Fonte: Luiz Martins

• Ordem alfabética: Sérgio Victor - Fonte: Murilo Henrique

A TV Câmara Taubaté realizou o tradicional debate entre as candidatas e candidatos à Prefeitura Municipal na noite de quinta-feira, 19.

Os seis concorrentes - em ordem alfabética, Coronel Paulo Ribeiro (PT), José Saud (PP), Loreny (SD), Márcia do PL (PL), Ortiz Junior (Republicanos) e Sérgio Victor (Novo) - responderam perguntas elaboradas pelas próprias candidaturas.

A inovação do formato ocorreu justamente pelo fato de os candidatos apresentarem as perguntas sobre temas previamente selecionados, e todos os seis respondiam às perguntas na sequência.

Desta forma, foram seis ciclos de perguntas, distribuídos nos três primeiros blocos do programa. No quarto e último bloco, os participantes responderam a duas perguntas elaboradas pela TV Câmara - uma sobre as finanças do Instituto de Previdência do Município (IPMT), e outra sobre a polarização entre esquerda e direita.

Para finalizar, todos tiveram direito a um minuto e meio para suas considerações finais.

O debate foi mediado pela apresentadora da TV Câmara, Ana Laura Costa, uma novidade na emissora: desde 2008, quando iniciou os debates entre os pretendentes ao governo municipal, todas as exibições haviam sido mediadas por homens.

“Temos três apresentadores de televisão muito competentes e com experiência para mediar debates grandes como esse, e optamos pelo nome da Ana Laura justamente pelo ineditismo, pela importância do papel da mulher na sociedade moderna e pela tradição da TV Câmara em querer sempre inovar, sempre ser pioneira”, disse o diretor de Comunicação, Júlio Rocha.

Jornalismo

O debate começou pontualmente às 21h, mas, desde às 19h30 a TV Câmara já estava no ar ao vivo, com o apresentador Josivaldo Oliveira e a repórter Tânia Vinhas apresentando a movimentação no Plenário e a chegada dos convidados.

No Plenário, a repórter Tânia Vinhas conversou com os parceiros da TV na transmissão do debate e convidados chamados para debater sobre a função de debates políticos na formação da opinião pública a respeito dos candidatos.

A jornalista ouviu ainda o representante da Guarda Civil Municipal, que esteve presente durante todo o evento no prédio da Câmara e falou sobre a atuação dos oficiais e o clima entre os convidados, que lotaram a Galeria.

Ao todo, foram 5 horas e 23 minutos de transmissão ao vivo, pelo canal aberto 4.2, Claro TV canal 4, site da Câmara, Facebook e Youtube @tvctaubate, além dos seis parceiros que colocaram seus canais à disposição para transmitir o debate ao vivo  - FM Unitau, Gazeta da Estiva, Portal Meon, Quiririm News, Rádio Metropolitana e T7 News.

“Minha avaliação sobre o debate é positiva, os candidatos puderam apresentar suas propostas para a população, tiveram tempo suficiente para expor ideias, para apresentar perguntas estratégicas para os demais candidatos. Quanto à produção, toda a equipe trabalhou em sinergia, conseguimos colocar o debate no ar no horário pontual, trouxemos informações para quem estava nos assistindo, tivemos apoio dos parceiros, e tudo isso contribuiu muito para que nosso alcance fosse surpreendente, foi uma experiência muito positiva”, avaliou o diretor de Comunicação.

O vídeo da transmissão está disponível no Facebook e YouTube da TV Câmara (pesquise por @tvctaubate).