Sala Judith Mazella de Moura

Decreto Legislativo 258/2008

Autoria: Vereadora Maria Gorete Santos de Toledo

Denomina Sala de Reuniões Judith Mazella de Moura a sala localizada em frente ao gabinete da Presidência, no 1º andar da Câmara.

 

Judith Mazella de Moura é natural de Taubaté, onde nasceu em 3 de fevereiro de 1920, filha de Antonio Mazella e de Beatriz Gomes Mazella. Era mãe de Rute Maria, Maria Lúcia, Helena Maria e Geraldo Cursino. Judith Mazella de Moura

Iniciou sua formação no Grupo Escolar Dom Pereira de Barros, passou pelo Externato São José, cursou o então colegial no Ginásio do Estado de Taubaté e formou-se pela Faculdade de Direito da Unitau.

Advogada e jornalista, trabalhou como colunista dos jornais A Voz do Vale e A Tribuna, foi colaboradora na rádio Difusora, sub-gerente e produtora da rádio Cacique, produtora do jornal feminino O Diferente, fundado com Lygia Fumagalli Ambrogi e Georgina Xavier.

Também foi desportista em sua juventude e conquistou medalhas no tênis, basquete e vôlei, lembrando que a participação da mulher, à época, era bastante restrita.

Atuou como presidente da Associação de Maternidade e Infância de Taubaté; fundadora e presidente da Organização Feminina de Taubaté; fundadora da União Cívica Feminina; conselheira do Esporte Clube Taubaté; membro da Apae, do Conselho Florestal, do Conselho de Criança e Adolescente; conselheira da Ordem dos Advogados, vice-presidente da Associação dos Advogados; zeladora da Capela Bom Jesus do bairro Ribeirão das Almas; presidente da Comissão da Mulher Advogada, elaboradora dos estatutos da Associação dos Amigos do Bairro Ribeirão das Almas e da Escola Terceira Idade, Centro de Conveniência, sendo advogada de ambas; relações públicas na Rede Feminina de Combate ao Câncer; conciliadora do Juizado Informal; secretária do Serviço Social Rural e da Associação Rural de Taubaté; redatora do Boletim Mensal da Associação Rural e do Jornal do TCC; presidente da Comissão Pró-Operário da Juta; fundadora da Polícia Mirim de Taubaté; tesoureira e membro da Academia Taubateana de Letras; assessora do prefeito Milton de Alvarenga Peixoto; e presidente da Comissão de Licenciatura da Prefeitura.

Judith foi a primeira mulher eleita, diretamente, para o cargo de vereadora na cidade. Exerceu dois mandatos consecutivos (1964 a 1972, 5ª e 6ª Legislaturas) e retornou ao Legislativo em 1989 para um período de mais quatro anos (10ª Legislatura). 

Atuou como 2ª secretária em 1965, 1ª secretária em 1992 e constituinte na Lei Orgânica do Município, de 3 de abril de 1990. Foi presidente da Comissão de Justiça e da Comissão de Cultura. Em 2003, recebeu a comenda Jacques Félix, honraria concedida aos cidadãos que realizam obras em benefício da sociedade. 

Faleceu no dia 29 de novembro de 2007.

 

Imagens: Imprensa CMT 

Carregando... Por Favor, aguarde...
ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
fechar
ACESSIBILIDADE