A tecnologia 5G, de transmissão de voz e dados móveis em alta velocidade, está chegando em Taubaté. Com velocidade dez vezes superior ao sinal 4G, a tecnologia 5G tem sinal de menor latência, como é chamado o atraso na transmissão dos dados.
A instalação da rede de transmissão do 5G tem um modelo diferente da tecnologia anterior, o que exige a revogação da lei municipal de 2007 que regulamenta a rede de radiocomunicação no município.
Por esse motivo, o prefeito José Saud (PP) enviou para votação dos vereadores o projeto de lei complementar 41/2022, que revoga a Lei Complementar 160, de 9 de janeiro de 2007.
O projeto foi aprovado pelos vereadores na sessão do dia 27 e ainda deverá passar por segundo turno para que seja enviado de volta ao prefeito.
Na mensagem enviada à Câmara, o prefeito defendeu a proposta com objetivo de não haver conflito de normas municipais. Assim, a instalação das redes de radiocomunicação ficou regulamentada pela Lei 5.867, que já está em vigência desde 12 de setembro de 2023.