• Gabriel Alcântara, Lúcio Fábio Araújo, Alberto Barreto, Marcelo San Martin, Serginho - Fonte: Murilo Henrique

A Câmara de Taubaté realizou audiência no dia 27 para debater o Plano Diretor de Macrodrenagem, por iniciativa do vereador Alberto Barreto (PRD), autor do requerimento 1344/2024

Barreto pontuou questões como o lançamento irregular de esgoto, enchentes na região do Mercado, assoreamento e esgoto sendo lançados irregularmente no rio Itaim e os alagamentos na Avenida do Povo, o que também afeta o prédio da Câmara.

“Esta Casa já fez uma licitação, uma empresa de engenharia vai fazer o projeto para gente, a parte debaixo do estacionamento vai ser um piscinão para captar a água da chuva, queremos dobrar a capacidade da captação para ajudar a aliviar a questão da água na Avenida do Povo. Essa obra vai ajudar, nós vamos contribuir com a cidade”, afirmou Barreto.

O secretário de planejamento, Lúcio Araújo, explicou que este é o primeiro plano dedicado ao tema e que a sua pasta contribuiu com sugestões, como a possibilidade de expansão urbana, por exemplo, que não estavam sendo consideradas no projeto.

“A partir dessa ampliação conseguimos promover algumas ações baseadas em soluções da natureza para mitigar esse assunto. O plano é extremamente necessário, foi subsidiado pelo Fehidro [Fundo Estadual de Recursos Hídricos], algo em torno de R$900 mil, e a partir desse plano temos outras opções para angariar recursos e potencializar outras ações”, explicou.

O secretário de obras, Marcelo San Martin, acrescentou que, sem esse plano estratégico, a Secretaria acaba “fazendo a ação de apagar incêndio”. Por outro lado, defendeu o plano como instrumento para o planejamento de ações.

“É um importante documento realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, que faz o diagnóstico da drenagem urbana em Taubaté. É um documento importante também para a Secretaria de Obras, que cuida das galerias e drenagem do município”, disse Marcelo.

O diretor de meio ambiente, Gabriel Alcântara, contou que a proposta foi submetida ao Fehidro em 2021, quando o município conseguiu captar recursos de R$1 milhão para fazer a elaboração do documento, com a contrapartida de 10% do valor.

“É um instrumento importante de planejamento, mas também, dá direito ao município de captar recursos na esfera federal e estadual para obras de macrodrenagem. Neste momento, tem um edital aberto do Fehidro, são mais de R$60 milhões para o Vale do Paraíba, e a gente está enviando projetos, um deles, para tentar sanar a situação da Avenida do Povo, um projeto de obra linear, e quem avalia a proposta é o Comitê de Bacias Hidrográficas”, explicou Gabriel.

Os vereadores Marcelo Macedo (MDB), Serginho (PDT) e Talita Cadeirante (MDB) participaram da audiência.

Assista ao vídeo pela TV Câmara Taubaté no canal 4.2, Claro TV canal 4, site, Facebook e Youtube @tvctaubate.