• Vereadores e homenageados - Fonte: Fernanda Maria

Na terceira solenidade realizada pela Câmara de Taubaté em novembro para entrega de títulos de cidadania, dia 23, a homenagem contemplou o líder religioso da Igreja da Cidade, Luiz Carlos de Araújo Filho, o pastor Francisco das Chagas da Luz, o comerciante Marcos Paulo Germano da Silva e a turismóloga Solange Cristina Virgínio Barbosa. A sessão foi presidida pela vereadora Elisa Representa Taubaté (Cidadania).

O vereador Richardson da Padaria (União) é autor do decreto legislativo que concedeu o título a Luiz Carlos de Araújo Filho. Nascido em São José dos Campos, Luiz é líder na Igreja da Cidade em Taubaté, comunidade com mais de 1.400 membros e mais de cinco mil frequentadores. Um dos programas de destaque da igreja é o Cidade Social, que atualmente assiste 80 famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, a igreja tem iniciativas voltadas à capacitação e educação, como, por exemplo, para alfabetização de adultos.

O autor da homenagem afirmou que, “com sua liderança inspiradora, Luiz tem deixado uma marca indelével na cidade e além. Sua dedicação à fé e ao serviço comunitário é um exemplo a ser seguido, e seu compromisso com o bem-estar da comunidade é verdadeiramente admirável”.

“Tenho vivido na melhor cidade do mundo, que é Taubaté, onde Jesus me colocou. É uma honra servir a cidade, e creio que o melhor de Deus está por vir sobre a nossa cidade”, disse Luiz, em seus agradecimentos.

O autor do decreto que concede o título a Francisco das Chagas é o vereador Diego Fonseca (PSDB). Nascido em Teresina (PI), Francisco mudou-se para Taubaté em 2003 em busca de oportunidade de emprego. Trabalhou por 13 anos como entregador e conciliou o trabalho com sua vocação religiosa. Em 2008, formou-se em Teologia e, em 2012, foi ordenado pastor. Um ano depois, fundou a Igreja Mensagem de Cristo no Parque Aeroporto, com 12 pessoas.

Em 2022, já com 200 membros, a igreja ganhou uma nova e ampla sede na Estiva, onde realiza distribuição de sopas e auxilia na restauração de famílias. Em 2023, Francisco formou-se terapeuta com o objetivo de ajudar pessoas que sofrem com problemas emocionais.

Ao agradecer a homenagem, Francisco declarou amor por Taubaté. “Amo essa cidade e desejo que todas as bênçãos espirituais e materiais estejam sobre cada família que a forma.”

A iniciativa da concessão do título a Marcos Paulo Germano é do vereador Adriano Coletor Tigrão (Cidadania). Nascido em São Paulo, Germano se mudou para Taubaté na adolescência, em 1999. Abriu um comércio em 2003, a loja de roupa e acessórios Ponto X, aberta até 2009. Em seguida foi proprietário de um box no camelódromo e, em 2014, criou a Chave Boy, localizada na avenida Desembargador Paulo Oliveira Costa. Mantinha trabalho social em que usava a música para atrair o público jovem. Fez apresentações em comunidades carentes, casas de recuperação e na Fundação Casa. O projeto manteve-se vivo entre 2006 e 2013.

Conforme define o autor da homenagem, Germano é “conhecido e reconhecido na comunidade local pela dedicação ao trabalho e à causa social”.

“Meu coração é só gratidão. Para mim, é uma honra receber esse título. Gosto muito da história de Taubaté, por onde ando, falo que sou daqui”, afirmou Germano.

A vereadora Elisa é a autora do decreto que concedeu o título a Solange Cristina. Nascida em São Paulo, Sol, como é conhecida, mora em Taubaté desde 2015, mas desde 2010 mantém na cidade a sua empresa de receptivo turístico. Turismóloga, licenciada em História e guia de turismo, atuou desde 2010 no Conselho Municipal de Turismo, órgão que presidiu de 2017 a 2021, com atuação na revisão do Plano Diretor de Turismo e realização de alterações necessárias para o pleito de Taubaté como Município de Interesse Turístico (MIT) junto ao Poder Público Estadual, processo que ainda está em andamento.

Atua como Receptivo Regional São Paulo, com roteiros de afroturismo nas cidades do Vale do Paraíba, entre elas Taubaté, onde desenvolve o roteiro Taubaté Afro, tendo entre seus clientes as unidades estaduais do Sesc, e atua como consultora e fornecedora da unidade de Taubaté, onde ministra cursos e serviço de guiamento turístico. Em 2021, foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes no turismo brasileiro pelo portal PanRotas e uma das 40 pessoas mais influentes em turismo sustentável no mundo.

“Na luta pelo turismo de Taubaté e pela cidade, esta Casa tem sido parceira. Amo Taubaté, sempre amei essa cidade, luto por ela, assim como amo o Vale do Paraíba, que me recebeu e recebeu a toda minha família”, registrou Sol em seus agradecimentos.

O vídeo da solenidade está disponível no canal da TV Câmara Taubaté no Youtube.