• Jessé Silva, Cláudia Mello, José Maria Bonifácio, Elisa Representa Taubaté e Aloizio Rodrigues - Eduarda Visoto

A Câmara de Taubaté realizou solenidade no dia 22 para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra. A cerimônia foi presidida pela vereadora Elisa Representa Taubaté (Cidadania).

A saudação oficial foi apresentada pelo vereador Jessé Silva (PL), que destacou a oportunidade de o município homenagear, em vida, as pessoas que lutam pelos direitos da população negra.

Sobre a data, Jessé afirmou: “Passou a se pensar em uma forma de unir a população preta e conscientizar sobre a sua cultura, a luta diária e o valor de ser preto. A consciência negra é isso: um misto de conscientização da importância do preto na sociedade, do reconhecimento do valor da cultura e da luta das pessoas pretas que não se calaram e levantaram a cabeça contra o racismo”.

Foram homenageados José Maria Bonifácio e Cláudia Valéria de Castro Perroni Leite Melo.

José nasceu em São Luiz do Paraitinga, mas mora em Taubaté desde 1972. Trabalhou no extinto Serviço de Água e Esgoto e se aposentou após 30 anos de serviço. Em sua cidade natal, participou do Grupo de Moçambique Pai Jorge, além de grupos de congada e jongo. Em Taubaté, integrou a União Folclorista São Benedito do Belém, grupo de moçambique que coordena até hoje e que realizou, ao longo dos anos, apresentações em diversas cidades: Olímpia, Cotia, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista, Atibaia, Mairiporã, Jundiaí e Poá.

“Peço permissão para agradecer este momento que estou aqui, sinto o maior prazer da minha vida por ser homenageado. Agradeço a todos de coração, estou muito emocionado, devo agradecer a Deus e à amizade que tenho de todos os irmãos, agradecer por esta homenagem que fizeram”, disse José Maria.

Cláudia foi indicada pelo Centro de Estudos Comunitário-Cultural Afro-Brasileiro (Ceccab) em reconhecimento à contribuição prestada à cultura no Vale do Paraíba, em especial, à cultura afro-brasileira. Jornalista, atua na TV Cidade Taubaté como gestora de projetos culturais e oficineira de produção audiovisual. Foi membro do Conselho Municipal de Cultura entre 2018 e 2019, orientadora do edital da Lei Paulo Gustavo em Santo Antônio do Pinhal e parecerista de outros editais culturais. Dirigiu e produziu diversos projetos, entre eles “Economia criativa no antigo Caminho do Ouro Paulista”, “Quitutes e batuques”, “Cine Kombosa - cinema itinerante nas cidades do Vale Histórico e Vale da Fé” e “Uma vida pela arte”, na qual retrata a vida e obra do Mestre Justino.

“Quando eu vim para Taubaté, o Ceccab já existia, e a maneira elegante de o Ceccab se posicionar é um espelho para a minha vida. Como militante da mídia alternativa de Taubaté, a gente pauta nosso trabalho nas bandeiras de luta que a gente acredita. O que a gente busca enquanto mídia alternativa é dar voz, engrossar a fila e afirmar a fala dessas pessoas, que vem através do canto, da dança, da arte e da sabedoria. Vocês são dignos de minha admiração! Da minha parte vocês sempre terão voz, sempre terão vez”, disse Cláudia.

Participaram da solenidade os vereadores Adriano Coletor Tigrão (Cidadania), Neneca Luiz Henrique (PDT), Serginho (Progressistas) e Talita Cadeirante (PSB), além do presidente do Ceccab, professor Aloizio Rodrigues da Silva. Assista ao vídeo no canal da TV Câmara Taubaté no Youtube @tvctaubate.