• Elisa Representa Taubaté, Alberto Barreto e Vivi da Rádio - Eduarda Visoto

Na sessão do dia 26, os vereadores de Taubaté aprovaram quatro projetos de lei para denominação de vias públicas no município. Três desses projetos foram analisados em segunda votação e seguem para sanção do prefeito.

O vereador Richardson da Padaria (União) é autor do projeto de lei 180/2022, que denomina Affonso Augusto de Toledo a rua Dois, com início na confluência com a rua Maria Aparecida de Morais, no loteamento Morada dos Nobres.

Affonso nasceu em São Luiz do Paraitinga e se mudou para Taubaté quando era criança. Serviu no Exército e entrou na Polícia Militar, onde passou pelas escolas de cabo e sargento e entrou para a reserva como 2º tenente. Formou-se em Direito pela Universidade de Taubaté e trabalhou na área. Fez parte da Sociedade dos Amigos do Jardim Ana Rosa e participou também do Conselho Municipal de Segurança (Conseg). Morreu em 2019.

O vereador Serginho (Progressistas) apresentou o projeto de lei 36/2023, que denomina Engenheiro Oto Corrêa Guimarães a praça localizada na esquina das avenidas José Vicente de Barros e Dr. Pereira Barbosa, na Vila Marli.

Nascido em Taubaté, Oto morou muito tempo na rua Quinze de Novembro, ao lado do Colégio Idesa, onde também foi seu escritório de engenharia. Foi professor de matemática, física e desenho geométrico no Idesa, Colégio Anchieta e no Estadão, e em outras cidades da região. Após se aposentar, Oto se dedicou às áreas social e cultural e fundou o grupo de música Lá Bamba, que nos anos 1990 fez grande sucesso na cidade. Era um grupo sem fins lucrativos que se apresentava voluntariamente em todos os bairros. Morreu em 2021.

O projeto lei 49/2023, de autoria do vereador Professor Edson (PSD), denomina José Pavan - sanfoneiro a rua Três do loteamento Residencial Ecovilla Taubaté, no bairro Cataguá.

Nascido em Araras (SP), José mudou-se para Taubaté aos 54 anos, já que seu filho residia na cidade. Morou no Jardim das Nações por mais de 20 anos. Ele amava a música, tocava inúmeros instrumentos e era conhecido como “rei da sanfona”. “Dar alegria a seus familiares e animar as festas por toda a cidade faziam com que o Sr. José Pavan se sentisse realizado. Ver todo o povo taubateano feliz com sua irreverência era o que movia sua vida”, justifica o autor do projeto. Morreu em 1997.

Já em primeira votação, o projeto de lei 39/2023, de autoria do vereador Douglas Carbonne (Republicanos), denomina André Tavares dos Santos a travessa com início na rua Maria Inácia Gattis e término na rua Coronel Hélio Franco Chaves, no Residencial Bardan.

André nasceu em Taubaté em 1989. Trabalhou como professor de dança, garçom e controlador de perdas no supermercado Atacadão. Apaixonado por academia, realizou seu sonho ao tornar-se atleta e fisiculturista. Faleceu em 2022. Deixou um filho.

Este projeto vai passar por nova votação em Plenário, antes de ser encaminhado ao prefeito.