• Jessé Silva, Marcelo Macedo, Elisa Representa Taubaté, Alberto Barreto, Marco Antônio Campos e Neneca Luiz Henrique - Felipe Piccina

Na sexta-feira, 22, a Câmara de Taubaté recebeu o secretário de Finanças, Marco Antônio Campos, para discutir o plano de redução de despesas da Prefeitura. Em julho deste ano, o prefeito José Saud (MDB) assinou um decreto com um conjunto de medidas especiais para reduzir e controlar os gastos públicos. Estas medidas são fiscalizadas por uma comissão formada por cinco servidores de carreira, e entre eles está o secretário.

Dois meses depois do decreto, Marco Antônio afirma que o trabalho da comissão tem ajudado muito e que os resultados são significativos, principalmente na redução de empenhos. “Na comparação entre julho e agosto, nós fizemos uma redução significativa de empenhamentos numa ordem de R$35 milhões”, explica. “Com relação também a gastos com pessoal, a gente, a princípio, entende que setembro será um mês em que poderemos ter uma noção melhor dessa redução, mas, mesmo assim, em agosto já tivemos um número satisfatório: uma redução de R$810 mil, com relação a alguns cortes referentes a férias e horas extras.”

A reunião foi convocada pelo presidente da Câmara, vereador Alberto Barreto (PRTB). Para o parlamentar, ainda é cedo para analisar o impacto real das mudanças, mas ele garante que a Câmara seguirá acompanhando esses dados: “A secretaria está mostrando para a gente um caminho. A gente vai precisar de pelo menos mais uns dois meses para consolidar isso, porque pode ter sido algo momentâneo naquele mês, mas que no outro mês não surte resultado”, afirmou Barreto. “Temos que continuar em cima da Prefeitura, fiscalizando, questionando o prefeito e os secretários, para que a gente busque a solução o mais rápido possível e, principalmente, dar transparência para a população sobre o que realmente está acontecendo. A população precisa saber.”

O encontro contou com a participação dos vereadores Elisa Representa Taubaté (Cidadania), Jessé Silva (PL), João Henrique Dentinho (União), Marcelo Macedo (MDB), Neneca Luiz Henrique (PDT), Professor Edson (PSD) e Serginho (Progressistas).