• Adriano Coletor Tigrão, Richardson da Padaria, Marco Antônio Campos e Gabriel Pinelli - Fonte: João Victor Mercê

Diante de relatos de servidores e beneficiários do Programa Mesa Taubaté sobre problemas com o uso do cartão, a Câmara Municipal promoveu audiência na sexta-feira, 15, por iniciativa dos vereadores Adriano Coletor Tigrão (Cidadania) e Richardson da Padaria (União), que dividiram a condução do debate.

Richardson lamentou a ausência de representante da empresa BeOne, contratada pela Prefeitura para fazer a operação de crédito do cartão Mesa Taubaté. “Fica minha preocupação, porque, enquanto a Prefeitura estava com atraso no repasse, veio o proprietário da empresa, questionou os vereadores para que pudessem fazer a cobrança, porque ele não estava conseguindo fazer o pagamento do cartão para os comércios. Hoje, a gente tem a resposta da Prefeitura que está em dia o pagamento. Então, eu acho que seria importante a empresa estar aqui.”

Tigrão frisou que a alimentação é um direito constitucional no Brasil. “É direito do ser humano a alimentação. Artigo 6º da Constituição Federal. Se é direito, por que a gente não tem? Porque no Brasil, direito nunca vale. O que vale é a voz do povo, a briga, correria, batalha, panela, como sempre fiz pelo povo taubateano. Quando a gente briga, as coisas acontecem. É esse nosso país.”

O secretário de Inclusão Social, Gabriel Pinelli, lembrou que o cartão foi implantado em 2022, após aprovação da Câmara. Afirmou que atualmente o programa conta com 3.900 cartões, dos quais 3.700 são para uso por beneficiários e 200 reservados para situações emergenciais. Inicialmente, o crédito mensal era de R$129 e atualmente o valor é R$179. Ele considerou que esta política pública “tem sido exitosa, porque conseguimos chegar em quem mais precisa”.

Pinelli explicou que, pelo contrato, a empresa que faz a operação de crédito tem que ter no mínimo 50 estabelecimentos credenciados, dez na área de cada Cras - São Gonçalo, Cecap, Três Maria, Bagé e Sabará/ Mourisco. Relatou que, na semana da audiência, fiscalizou a lista de credenciados divulgada no site, que indicava 67, assim como houve fiscalização por duas equipes da Secretaria a estes locais.

“Infelizmente, apenas 42 estão aceitando o cartão. Ontem (dia 14) à noite a empresa foi notificada, porque não bate o número (de estabelecimentos), e o site não está atualizado. A empresa tem cinco dias para responder o ofício e pôr a casa em ordem”, ressaltou Pinelli.

O secretário de Finanças, Marco Antonio Campos, afirmou que houve atrasos em pagamentos à empresa, mas que atualmente os pagamentos da Prefeitura a ela estão em dia. “A gente sempre foi parceiro da empresa, a empresa, na maioria dos momentos, foi parceira. Seria interessante se estivesse aqui para debater.”

Representantes do comércio e usuários do cartão Mesa Taubaté usaram a tribuna durante a audiência.

Os vereadores Alberto Barreto (PRTB), Diego Fonseca (PSDB), Elisa Representa Taubaté (Cidadania), Marcelo Macedo e Paulo Miranda, do MDB, Serginho (Progressistas), Talita Cadeirante (PSB) e Vivi da Rádio (Republicanos) também participaram.

O vídeo está disponível no canal da TV Câmara Taubaté no Youtube @tvctaubate.