• Stockphotos

O calendário oficial de eventos de Taubaté ganhou três novos integrantes, com a promulgação de leis pelo presidente da Câmara, vereador Alberto Barreto (PTB), no Boletim Legislativo do dia 13.

A Lei 5.862, de autoria do vereador Richardson da Padaria (União), institui a Virada Odontológica Permanente, sempre na semana do dia 25 de outubro, quando é comemorado o Dia do Dentista. O objetivo é a realização de evento público para promoção e prevenção da saúde bucal.

A Lei 5.863, do vereador Boanerge (PTB), cria o Dia do Cruzeiro do Firmino, celebrado anualmente em 17 de dezembro. O local onde o cruzeiro foi criado, nas imediações da praça Monsenhor Silva Barros, marca onde ocorreu o assassinado do jovem Firmino, um dos escravos do coronel Antônio Venâncio, proprietário da fazenda dos Palmares. Ele foi morto pelo capataz da fazenda, Pedro, inconformado com a relação de confiança entre o escravo e o fazendeiro. Anualmente, há um encontro de grupos folclóricos na cidade que têm relação com trabalhos negreiros.

Já a Lei 5.865, do vereador Rodson Lima Bobi (PSDB), inclui do calendário oficial o Treino Solidário Arthur Ferreira Rotondano, realizado no último domingo de setembro.

O treino, que chegará a sua sétima edição, é organizado pelos pais de Arthur, Amanda Ferreira e Geraldo Farina Rotondano. A criança nasceu em 21 de março de 2016 e, em setembro de 2017, teve diagnóstico de tumor abdominal, em exames realizados no Hospital do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC).

Os pais de Arthur viveram situações estressantes e de incerteza, porém, foram muito bem amparados por toda equipe do hospital e tiveram acompanhamento com psicólogo e assistente social. Tanto Arthur como seus pais foram acolhidos com amor e respeito no local e pensaram numa maneira de retribuir essa atenção e angariar fundos para ajudar na manutenção do GACC. Assim, nasceu o Treino Solidário. A primeira edição arrecadou R$9 mil, e a última atingiu a marca de R$22 mil. Toda a arrecadação é destinada ao GACC.

Para conhecer a legislação municipal acesse o portal da Câmara de Taubaté na internet, www.camarataubate.sp.gov.br, menu Legislação.