• Parlamento Jovem 2023

A Câmara de Taubaté irá receber até 31 de março as inscrições das escolas interessadas em participar do Parlamento Jovem. O programa é direcionado a estudantes de 15 a 17 anos matriculados em escolas municipais, estaduais e particulares e tem objetivo de fomentar o exercício da cidadania por meio da vivência das atividades do Poder Legislativo.

A inscrição é feita no formulário disponibilizado no site da Câmara ou no endereço https://bit.ly/parlamentojovem2023. Ao se inscrever, a escola fica ciente da necessidade de dispensar os alunos eleitos, bem como seus assessores, nos dias em que houver atividade do Parlamento Jovem, sem prejuízo das suas atividades escolares.

O edital contendo as regras para participação das escolas foi publicado no Boletim Legislativo nº 1519. A lista das escolas participantes será divulgada no dia 3 de abril.

As escolas terão que realizar o processo de escolha do aluno representante da instituição e comunicar à Câmara até 5 de maio, e a campanha acontecerá entre os dias 6 e 12 de maio, caso haja mais de 19 participantes. A eleição acontecerá no dia 13 de maio, e no dia 15 serão divulgados os eleitos.

Em 4 de agosto acontecerá a diplomação e posse dos jovens eleitos em sessão simulada de instalação da legislatura, e eles elegerão a Mesa Diretora e as comissões temáticas (Justiça e Redação; Finanças e Orçamento; Políticas Públicas; Ética).

A participação dos jovens vereadores e dos eventuais estudantes-assessores no programa é gratuita, e não haverá qualquer espécie de remuneração ou benefício financeiro aos participantes.

O Parlamento Jovem foi instituído pela Resolução 234/2019, de autoria da então vereadora Loreny.

Arquivos para Download