• Elisa Representa Taubaté e Alberto Barreto durante a 85ª sessão - Fonte: Almerinda Pietra

Cinco projetos de denominações de prédio e vias públicas foram aprovados pelos vereadores de Taubaté na sessão do dia 14, sendo dois deles em primeira votação, que deverão passar por discussão do plenário mais uma vez antes de serem encaminhados à sanção do prefeito.

O projeto de lei ordinária 114/2022, de autoria do vereador Boanerge (PTB), denomina a rua José Messias Pereira a estrada rural onde está localizada a Fazenda Luiz Bento, próximo à Capela de Nossa Senhora do Bom Parto, no bairro Sete Voltas.

José Messias foi produtor rural nascido em Santa Rita do Sapucaí (MG), mas residente no bairro do Itaim. Ali, com a família, cultivava arroz, feijão, milho e mandioca, além de produzir leite - produtos que entregavam em domicílio. Ele também prestava trabalhos sociais para pessoas carentes. Morreu em 2000, aos 72 anos.

Emenda da Comissão de Justiça para correção redacional foi aprovada com o documento.

O projeto de lei ordinária 177/2022, de autoria do Vereador João Henrique Dentinho, denomina rua Maria do Carmo de Moraes Paparelli a rua 10 do Residencial Quintas de Santa Cruz, no bairro Areão. Faz homenagem à produtora rural, empregada da Fitejuta, mãe e avó de uma grande família que residia na avenida Santa Cruz do Areão. Morreu em 2002, aos 87 anos. Emenda da Comissão de Justiça corrige a grafia do sobrenome para “Papareli”.

Segunda votação

Três propostas foram aprovadas em segunda votação e seguem para sanção do prefeito. A primeira é o projeto de lei ordinária 51/2022, de autoria do vereador Douglas Carbonne (Republicanos), que denomina Esmeralda Maria de Barros Gomes da Costa a UPA Cecap, em homenagem à enfermeira falecida em Taubaté em decorrência da covid.

A segunda, projeto de lei ordinária 159/2022, tem autoria do vereador Richardson da Padaria (União), e denomina Quaresmeira a rua Sete, localizada no Residencial Recanto Tropical, no bairro Morada dos Nobres.

O terceiro é o projeto de lei ordinária 176/2022, de autoria do vereador João Henrique Dentinho (União), que denomina Luiz Papareli a rua 9 do Residencial Quintas de Santa Cruz, no bairro Areão. A homenagem é para o funcionário da Fitejuta e trabalhador rural que morou na região, dedicado à criação de porcos e aves. Faleceu em 2005, aos 89 anos.