• Renan Santana, Alexandre Magno, Rodrigo Rodrigues, Lucio Araújo, Moises Pirulito, Vivi da Rádio, Cláudio Katayama, Rafael Coelho - Fernanda Maria

Moradores e adquirentes de casas no Residencial Vale dos Bandeirantes participaram de audiência pública na Câmara de Taubaté na quinta-feira, 9, na tentativa de solucionar problemas estruturais e de atraso de entrega dos imóveis.

A audiência foi convocada pelos vereadores Moises Luciano Pirulito (PL) e Vivi da Rádio (Republicanos). Enquanto os moradores relataram os problemas que vêm enfrentando, representantes das secretarias municipais, da Sabesp e da construtora RV Coelho Engenharia explicaram suas funções no processo de concessão de alvará, construção e liberação das casas.

Dos 585 imóveis planejados para o residencial, 200 já foram entregues pela construtora. Os moradores dessas casas relataram problemas como rachaduras nas paredes, infiltrações e até mesmo inundação após as chuvas, situação que acarretou perda de móveis, portas e batentes.

Com relação àqueles que ainda não receberam as chaves, o problema está no valor da taxa de evolução de obra, que tem pesado no orçamento de quem precisa pagar aluguel.

Para o vereador Pirulito, a audiência possibilitou que os envolvidos buscassem solução imediata para os problemas. “Quando envolve um projeto dessa amplitude é necessário ter essa discussão, porque o trâmite da Prefeitura é muito demorado, demora um pouco para uma secretaria conversar com outra, e depois voltar para dar parecer, para encaminhar para outra secretaria… Então fica esse empurra-empurra, e a gente mata essa situação nesta audiência pública. Por isso convidamos vocês, e vocês de muito bom grado atenderam o convite e vieram aqui para a gente encerrar essa situação e saberem de fato quem está segurando essa batata quente, o que está acontecendo de fato.”

A vereadora Vivi da Rádio mencionou o relato dos moradores para mostrar sua indignação. “A casa que vocês pegaram é completamente sem dignidade para morar. Parece uma casa velha. A garagem foi projetada de maneira que a Prefeitura cobra que seja feita rampa, só que não tem espaço estrutural para fazer a rampa. Ou o cara corta a garagem ao meio e faz a rampa – e não sei nem se vai caber o carro inteiro – ou vai ser multado. Por que a Prefeitura não mandou os fiscais antes de entregar a chave?”

Representante da construtora, Rafael Luiz Coelho disse que vícios ocultos em construções só podem ser identificados após a casa ser, de fato, habitada, e garantiu que a construtora está atendendo todas as reclamações.

“A gente não tem interesse nenhum de que fiquem reclamações pendentes, porque isso também bloqueia nossos pagamentos. Então, temos interesse, primeiro, em atender de forma definitiva. Está aqui nosso diretor de engenharia, nosso gerente de obras, eles acompanharam a obra de cabo a rabo em toda sua extensão, estão acompanhando com uma equipe grande de assistência técnica todo esse período de chuvas intenso que tivemos, que gerou um agravamento, porque entrou água por baixo das portas, e estão dando soluções para que isso pare de ocorrer. Agora, o restante dos problemas são pontuais, pode ver os índices de satisfação das pessoas atendidas, todas possuem um documento após atendidas, mostrando o nível de satisfação. E a gente guarda esses documentos para mostrar para a Caixa que houve, sim, patologias, e elas foram atendidas. É assim que a gente pretende fazer com vocês. Todos vocês. Eu estou olhando e afirmando: nós vamos atendê-los caso a caso, 100% dos casos”, disse Rafael.

Participaram da audiência os vereadores Adriano Coletor Tigrão e Elisa Representa Taubaté, do Cidadania; Alberto Barreto (PRTB), Boanerge (PTB), Diego Fonseca (PSDB), Elisa Representa Taubaté (Cidadania), Jessé Silva (PL), João Henrique Dentinho (União), Neneca Luiz Henrique (PDT), Paulo Miranda (MDB) e Serginho (Progressistas). Assista ao vídeo no canal da TV Câmara Taubaté no Youtube.