• Elisa Representa Taubaté, Denilson Costa, Adalgiza Américo, Isa Daniele, Jessé Silva e Aloizio Rodrigues - Fonte: Vitor Reis

O Dia Nacional da Consciência Negra foi comemorado pela Câmara de Taubaté na segunda-feira, 21, com homenagens a personalidades que atuam pela causa. A solenidade foi presidida pelo vereador Jessé Silva (PL).

A vereadora Elisa Representa Taubaté (Cidadania) fez a saudação em nome do Poder Legislativo. “Muito devemos aos afrodescentendes desta terra. Se hoje é possível celebrar essa data de resistência é porque muitos negros lutaram e dedicaram suas vidas para descontruir preconceitos e o racismo tão solidificado em nossa sociedade desde os tempos da colonização”, refletiu.

O primeiro homenageado foi o professor Denilson de Paula Costa. Leciona na Faculdade Unifahe em diversos cursos e também na pós-graduação em Cultura Afro. É colunista na revista digital Portal Afro e apresentador do programa Frequência Valle na TV Cidade Taubaté. É autor do livro “O negro nas relações éticas na sociedade brasileira” e coautor do livro “Encontros com a história e a cultura africana e afro-brasileira”.

Nos agradecimentos, Denilson afirmou que o racismo “não é mimimi, é real, se faz presente quando não se quer escutar o negro falando, quando não se quer analisar uma aprovação que deveria estar sendo estabelecida em Taubaté, que é a questão do Conselho Municipal”, disse, para cobrar a instituição do órgão que vai “dar voz ao povo preto”.  “A comunidade preta, de luta, quer uma posição sobre esse conselho”, reforçou.

A segunda homenageada da cerimônia foi a advogada Isa Daniele Mariano de Souza Sá. Desde 2019, ela ministra palestras sobre racismo e violência de gênero em escolas públicas da região. Em 2021 criou o projeto de lei pela educação antirracista em Guaratinguetá (SP), aprovado por unanimidade pelos vereadores e sancionado pelo prefeito em 2022. Preside a Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Taubaté e cursa mestrado em Educação na Universidade Cidade de São Paulo.

Ao agradecer a homenagem, Isa citou três dimensões da consciência negra: reparação, reconhecimento e valorização. “Exigimos vida, liberdade e alegria. Ainda queremos reconhecimento. Queremos institucionalizar nossos esforços e demandas através do Conselho Municipal. Nossa luta é legitima, coletiva e de gerações”, endossou a reivindicação apresentada inicialmente por Denilson.

O presidente do Centro de Estudos Comunitários Cultural Afro-brasileiro, professor Aloizio Rodrigues da Silva, lembrou suas participações desde 1995 na Câmara para a solenidade da consciência negra e valorizou a mobilização pela criação de um conselho voltado à comunidade negra em Taubaté. “Isso constitui um avanço de grande magnitude para todos nós”, avaliou.

Os vereadores Alberto Barreto (PRTB), Talita Cadeirante (PSB) e Vivi da Rádio (Republicanos) participaram da solenidade. O vídeo está disponível no canal da TV Câmara Taubaté no Youtube.