A Câmara de Taubaté celebrou o Dia da Consciência Negra na segunda-feira, 18. A vereadora Talita Cadeirante (PSB) presidiu os trabalhos, e o vereador Jessé Silva (Podemos) apresentou o discurso oficial.
Segundo Jessé, o tema racismo sempre foi negado em todo o mundo, como se não existisse. Ele acrescentou a história de Zumbi, líder do quilombo Palmares, e disse que o Dia da Consciência Negra e o reconhecimento a esse personagem ajudam a desconstruir o heroísmo atribuído somente a homens brancos.
Na cerimônia, foram homenageados Sidnei Aparecido Rodrigues e Isabella Araujo de Oliveira Nogueira.
Sidnei é ativista cultural e integrante do Grupo de Moçambique do Parque São Cristóvão, da Folia de Reis, Folia do Divino e da dança de São Gonçalo, além de participações culturais no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Baixada Santista e dedicação ao Jongo Criolo. Foi um dos criadores do grupo de pagode Sorriso Negro, que posteriormente ficou conhecido como Abraço Negro. É militar reformado após 30 anos de Exército.
Isabella está concluindo a formação em Medicina na Faculdade de Medicina Santa Marcelina, em São Paulo. No ambiente de estudo, se identificou como mulher negra e de baixa renda e criou uma “vaquinha” para viabilizar sua estadia na capital. Além disso, presidiu a Liga Acadêmica de Saúde da População Negra e integrou o Coletivo de Estudantes e de Médicos Negros do Brasil (Negrex). Uma de suas metas é aprofundar os estudos sobre as doenças que mais afetam a população negra, como, por exemplo, a anemia falciforme.
O presidente do Centro de Estudos Comunitário Cultural Afro-Brasileiro (Ceccab), professor Aloizio Rodrigues da Silva, também fez uso da palavra para saudar os homenageados.
Assista ao vídeo da solenidade: