A Câmara de Taubaté homenageou profissionais das áreas odontológica e médica no dia 24.
O vereador Serginho (PDT) apresentou o discurso oficial. Disse que o Brasil vive uma situação peculiar, pois possui uma das melhores odontologias do mundo, mas com expressiva parcela da população sem atendimento na área e com baixos níveis de educação para a preservação.
Indicados pela Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas (APCD), foram homenageadas Eda Maria Meneghin do Val e Eliane Cristina Santana Atihe.
Eda é formada pela Universidade de Taubaté e pós-graduada em endodontia, área na qual atuou como professora voluntária por vários anos naquela universidade. Cursa especialização em harmonização orofacial e atua como dentista especialista no Centro de Especialidades Odontológicas da Prefeitura de Taubaté.
Eliane é formada em odontologia pela Unitau e iniciou sua carreira profissional no Sindicato Rural em São Luiz do Paraitinga. Ingressou como dentista no Serviço Social da Indústria (Sesi) em 1994 e, em 1998, na Prefeitura de Taubaté, onde trabalha na equipe de prevenção odontológica junto a escolas, creches e outras instituições, além de manter um consultório na Estiva.
Com relação aos médicos, o vereador Serginho lembrou que o Conselho Federal de Medicina aprovou um novo código de ética para atualizar o texto de 1988, que estava defasado. Segundo ele, a atualização deu mais transparência ao exercício da profissão, além de ser um instrumento para a construção de uma engrenagem de saúde segura, eficaz e respeitosa com os recursos humanos.
Foram indicados pela Associação Paulista de Medicina (APM) os médicos Deomir Germano Basso e Paulo Sérgio Oliveira Souza.
Deomir formou-se pela Faculdade de Medicina de Jundiaí e é mestre e doutor pela Universidade Federal de São Paulo. Foi professor titular da Universidade de Taubaté e chefe de clínica do Hospital Municipal Universitário por 16 anos até sua aposentadoria, em 2017. No entanto, continua suas atividades com alunos do internato e residentes de cirurgia no Hospital Regional.
Leandro Oliveira de Souza recebeu as homenagens em nome do pai, Paulo Sérgio, que faleceu no dia 21. Formado pela Universidade do Estado da Guanabara, atual Rio de Janeiro, Paulo foi aprovado em concurso público para o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), atuou em clínica particular, no Hospital Universitário de Taubaté e no Hospital Regional. Também foi professor de otorrinolaringologia da Universidade de Taubaté até a aposentadoria, em 2016.
Assista ao vídeo da homenagem: