• Elisa Representa Taubaté, Alberto Barreto e Vivi da Rádio - Fonte: Luiz Martins

A Câmara de Taubaté aprovou duas propostas em primeira votação no dia 16 para denominação de bens públicos. Ambas dependem de segunda votação para serem levadas à sanção do prefeito.

O projeto de lei 53/2024, do vereador Marcelo Macedo (MDB), denomina Geraldo Vieira Marcondes o trecho entre os quilômetros 15 e 27 da estrada do Macuco, com início na rotatória com a estrada Jorge Melo Fortes e término na fazenda do Marizinho Batista.

Geraldo destacou-se como um ativo pecuarista. Foi presidente da antiga Associação Rural de Pindamonhangaba, hoje Sindicato Rural de Pindamonhangaba, onde trabalhou para promover o desenvolvimento agrícola e a melhoria das condições de vida dos agricultores locais. Foi responsável pelo transporte de leite da região do Pouso Frio para a Cooperativa de Laticínios de Pindamonhangaba, atual Comevap. Defensor do meio ambiente, manteve parte de sua propriedade com matas e nascentes protegidas. Participou ativamente na escolha do traçado da estrada de acesso até o município de Lagoinha, auxiliando o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) - estrada que o projeto de lei pretende nomear. Faleceu em 1998.

Em seguida, o projeto de lei 134/2023, do vereador Rodson Lima Bobi (PRD) denomina José Maria de Freitas Neto o complexo aquático do Centro de Convivência do Idoso Três Marias, localizado na rua Armando de Moura, 350.

José Maria estudou Engenharia Mecânica na Universidade de Taubaté (Unitau), serviu o Exército em Pindamonhangaba, ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo, mas viu que não era sua vocação. Na Unitau, foi convidado a participar do Diretório Central dos Estudantes (DCE), integrou os conselhos universitários, coordenou os Jogos Universitários e diversas campanhas sociais, sempre buscando o bem coletivo. Em 2015, foi trabalhar no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e mais tarde foi convidado a compor a equipe do vereador Bobi. Faleceu em 2023.

Sanção

Em segunda votação, foi aprovado  o projeto de lei 110/2023, tem autoria do vereador Moises Pirulito (PL) que denomina Ary Kara José o campo de futebol society localizado na praça José Antônio Ramos “Raminho”, no Residencial Sítio Santo Antônio, em homenagem ao ex-vereador, ex-deputado e ex-presidente do Esporte Clube em Taubaté falecido em 2019. O projeto segue para análise do prefeito.