• Elisa Representa Taubaté, Alberto Barreto, Vivi da Rádio e Karina Pimenta - Fonte: Fernanda Maria

A Câmara de Taubaté aprovou, no dia 9, dois projetos em primeira votação para denominar bens públicos.

O primeiro deles é o projeto de lei 110/2023, tem autoria do vereador Moises Pirulito (PL) e denomina Ary Kara José o campo de futebol society localizado na praça José Antônio Ramos “Raminho”, no Residencial Sítio Santo Antônio.

Ary nasceu em Neves Paulista (SP) em 1942. Ainda jovem mudou-se para Taubaté, onde cursou a Faculdade de Direito, participou ativamente da vida estudantil e presidiu o Diretório Acadêmico Prof. Ulisses Guimarães. Em 1968 candidatou-se a vereador pelo MDB e foi eleito, para o período de 1969 a 1973. Mais tarde, foi eleito deputado estadual, no período de 1983 a 1991, e ficou conhecido como “Governador do Vale”, em virtude de sua liderança e preocupação em trazer melhorias para a região.

Também elegeu-se deputado federal, por quatro mandatos, de 1991 a 2007, foi relator e participou das discussões que levaram à criação do atual Código Brasileiro de Trânsito. Presidiu o Esporte Clube Taubaté e foi diretor da Escola de Samba Embaixada da Vila São José, campeã em algumas competições. Faleceu em 2019.

O segundo é o projeto de lei 26/2024, do vereador Richardson da Padaria (União), que denomina Carlos Eduardo Ferreira Barbosa Lima a praça localizada entre a rua Pasqua Scalzotto Pastorelli e as avenidas Professor Walter Thaumaturgo e Inglaterra, no Jardim das Nações.

Nascido em 1942, Carlos formou-se na Faculdade de Direito de Taubaté. Trabalhou em empresas como a Simca Concessionária, BBL Empreendimentos Imobiliários, Sabesp e TV Record. Praticante de esportes como futebol, natação e tênis no Taubaté Country Club, alcançou os cargos de diretor de esportes, vice-presidente e presidente da entidade, e durante sua gestão a área do clube foi ampliada, com a aquisição do terreno na rua Anízio Ortiz, além de ter promovido atividades esportivas e diversos shows. Faleceu em 2022.

Os projetos foram aprovados com emendas redacionais da Comissão de Justiça e dependem de segunda votação para, depois, seguirem para análise do prefeito.

Segunda votação

Em segunda votação, teve aval o projeto de lei 147/2023, de autoria do vereador Jessé Silva (PL), que denomina Antônio Carlos Bonafé Junior a passarela localizada na avenida Dom Pedro I, em frente ao nº 1798, no acesso ao bairro Imaculada. O projeto segue para análise do prefeito.