• Mauricio Galdino, Cesinha da Academia, Rosane Almeida, Mauricio Marques - Fonte: Vitor Reis

Durante audiência pública realizada na Câmara de Taubaté na quarta-feira, 21, profissionais da educação física defenderam a criação de uma data alusiva à categoria no calendário oficial do município. O debate foi realizado por iniciativa da vereadora Elisa Representa Taubaté (Cidadania), autora do requerimento de convocação 2193/2022, e que participou da reunião no Plenário.

O vereador Cesinha da Academia (Republicanos), que representa a categoria profissional, conduziu os trabalhos. Ele destacou que a cidade possui grandes profissionais de diferentes perspectivas que a educação física oferece e defendeu que “é necessário dar reconhecimento a eles, que transitam nos campos da saúde, educação e arte”.

Delegado do Conselho Regional de Educação Física, Maurício Galdino afirmou que a educação física se aproxima da área de saúde cada vez mais. Com isso, destacou a importância deste profissional e do reconhecimento por meio da instituição da data. “Futuramente, além de médico, enfermeiro, fisioterapeuta, começaremos a ver os profissionais da educação física atuando neste segmento, tamanha a importância que têm, e por serem da área da saúde, fato reconhecido por lei.”

Especialista na área fitness e proprietária de academia em Taubaté há 30 anos, Rosane Almeida enumerou benefícios da atividade física na saúde física e mental, como para retardar o envelhecimento, promover felicidade, melhorar a imunidade, além de ser aliada no desenvolvimento do senso crítico, respeito a diferenças e cooperação. “Que tenhamos o dia e possamos homenagear os profissionais que fazem a alegria e trazem a saúde em consequência”, defendeu.

Professor de educação física, Maurício Marques lembrou a história da musculação em Taubaté, modalidade que pratica há 40 anos. Enalteceu o nome de Adalberto Abrahão de Carvalho, que instituiu em Taubaté os primeiros métodos de treinamento, o que considera “modelo perfeito que tem que continuar”. “Ninguém constrói um grande prédio se não tem uma boa base. A base que eu conheci era essa: treinamento, resultado, técnicas, saúde em primeiro lugar”. Ele também ressaltou a importância do esporte no combate às drogas.

Os vereadores Boanerge (PTB), Neneca Luiz Henrique (PDT) e William Dell Net (Republicanos) participaram da audiência.

Você pode assistir ao vídeo na TV Câmara Taubaté, durante as reprises no canal digital 4.2 e Claro TV canal 4, site www.camarataubate.sp.gov.br, Facebook www.facebook.com/tvctaubate e Youtube www.youtube.com/tvctaubate.


Compartilhar


Mais Notícias

Carregando... Por Favor, aguarde...
ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
fechar
ACESSIBILIDADE