• Câmara de Taubaté aprova Plano Diretor de Turismo - Fonte: Imprensa CMT

Os vereadores aprovaram o projeto de lei ordinária 10/2022, que estabelece o Plano Diretor de Turismo de Taubaté. O documento teve aval em primeira votação dia 9 com emenda redacional da Comissão de Justiça, e depende de segunda votação para ser encaminhado à sanção do prefeito, que é seu autor.

A aprovação do Plano Diretor de Turismo é um dos requisitos para que a cidade se candidate à condição de Município de Interesse Turístico (MIT) e acesse recursos estaduais do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos. O projeto deve ser atualizado a cada três anos.

O Plano Diretor é um documento de 292 folhas elaborado em conjunto entre a Prefeitura, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e entidades, após capacitação oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Taubaté.

De acordo com o Plano, entre os pontos fracos do cenário municipal estão a descaracterização arquitetônica do município, a poluição audiovisual, a ocupação irregular do solo e a falta de marketing turístico, de envolvimento da comunidade local e de apoio da Universidade de Taubaté.

Por outro lado, há pontos fortes, como a projeção nacional e internacional de personalidades, a relevância de atrativos culturais e religiosos, um forte patrimônio ambiental, histórico e arquitetônico, fomento ao turismo rural e de religiosidade e a localização privilegiada.

As diretrizes do Plano Diretor incluem o fortalecimento de governança, a valorização do patrimônio, a qualificação da oferta turística e uma adequada campanha de comunicação e marketing.