• Vivi da Rádio, Marcos Castro, Jomar Telles, Alberto Barreto, Samuel Ferreira, Hélio Alves - Fonte: Luiz Martins

A Câmara de Taubaté comemorou o Dia do Exército em solenidade na quarta-feira, 18. A cerimônia foi presidida pelo vereador Alberto Barreto (PRD), e a vereadora Vivi da Rádio (Republicanos) apresentou o discurso oficial.

“Nosso Exército Brasileiro é símbolo de resiliência, disciplina e valor, pois desde suas origens até os dias de hoje tem sido protagonista de diversos momentos históricos, sempre pronto para cumprir suas missões com excelência, profissionalismo e responsabilidade. A dedicação de nossos soldados é um exemplo para todos nós, inspirando-nos a servir a nossa nação com muita paixão, lealdade e patriotismo”, disse Vivi.

Receberam homenagens o tenente-coronel Marcos Peres de Castro e os subtenentes Hélio do Carmo Alves e Samuel Lourenço Ferreira. 

Hélio nasceu em Madre de Deus de Minas (MG) e foi incorporado ao Exército como soldado em 1997, no 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, em São João del-Rei (MG). Em 1998, foi promovido a cabo e classificado no concurso público de admissão à Escola de Sargentos das Armas. Em 2004, integrou o 2º Contingente da Força de Paz das Nações Unidas (ONU) para a estabilização do Haiti. Em 2006, foi transferido para o 2º Batalhão de Aviação do Exército, em Taubaté, designado para a Esquadrilha de Comando e Apoio. Foi promovido à graduação de 2º sargento em 2007 e a 1º sargento no Batalhão de Aviação do Exército. Em 2019, foi nomeado monitor do Centro de Instrução de Aviação do Exército e, em 2023, foi transferido para o 1º Batalhão de Aviação do Exército, onde serve atualmente. É subtenente desde 2021. 

Samuel é de Juiz de Fora (MG) e foi incorporado ao Exército em 1998, na Escola de Instrução Especializada, no Rio de Janeiro. Sua primeira unidade foi o 58º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Aragarças (GO). Em 2004 foi transferido para a Base de Aviação de Taubaté; em 2009 passou a servir na Companhia de Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira em Corumbá (MS); em 2011 retornou para Taubaté, para servir no Centro de Instrução de Aviação do Exército até 2015, quando passou ao 2º Batalhão de Aviação do Exército. No ano de 2017 foi  selecionado para a função de auxiliar de assessor na Junta Interamericana de Defesa, em Washington, capital dos Estados Unidos, onde permaneceu até 2019. Atualmente, desempenha a função de adjunto de comando no Batalhão General Leônidas Pires Gonçalves. 

Nascido em Resende (RJ), Marcos é tenente-coronel de cavalaria e se incorporou ao Exército em 1997, na Escola Preparatória de Cadetes de Campinas. Concluiu a Academia Militar das Agulhas Negras e foi declarado aspirante a oficial em 2001. No final daquele ano, apresentou-se no 2° Regimento de Carros de Combate, em Pirassununga (SP), onde exerceu a função de comandante. Em 2006, foi designado para o curso de piloto de aeronave e, ao concluir o curso, foi classificado no 1° Batalhão de Aviação do Exército, em Taubaté. Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2010 e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército entre 2018 e 2019, e foi nomeado para o comando do 1° Batalhão de Aviação do Exército no biênio 2023-2024. Ele foi responsável pelo agradecimento em nome dos homenageados. 

“A deferência nos oferecida hoje nos enternece, e é seguro que as homenagens prestadas aos subtenentes são justas, pois são verdadeiros soldados de Caxias, representando com excelência o nosso Exército Brasileiro e a nossa Aviação do Exército. Destaco nossa estreita relação com a sociedade taubateana, a qual nos acolheu, e hoje é a cidade do Comando de Aviação do Exército, relevante para a força terrestre e fundamental para as missões em proveito da sociedade brasileira”, disse Castro.

Menção honrosa

O presidente da Câmara, vereador Alberto Barreto, leu a justificativa apresentada em 1991 pelos vereadores Djalma Castro e José da Farmácia Gonçalves para a concessão do título de cidadania ao coronel Jomar Nascimento Telles, então  comandante da Base Aérea do Exército. Em seguida, Barreto entregou menção honrosa a Telles, que foi o responsável pelo grupo de estudos para implantação da Aviação do Exército em Taubaté.

“Eu estava lá quando tudo começou, como comandante. Não era para ser Taubaté, eu estava numa comissão de implantação da Aviação do Exército em 1985 para escolher onde seria a sede, e o ministro Leônidas sugeriu Santa Maria, onde havia a 1ª Unidade Operacional do Exército. Por uma série de motivos, entre eles, a preocupação da Argentina com uma base muito próxima da fronteira, o general [Leopoldo] Galtieri, que era presidente da Argentina, pediu ao nosso presidente, [José] Sarney, que não fosse colocado tão próximo da fronteira. O ministro aquiesceu, e era nosso estudo que ficasse no eixo Rio-São. Inicialmente, procuramos Campinas, mas não tivemos apoio do município. Fomos para Taubaté. Chegamos, analisamos, vimos a possibilidade, Taubaté atendia os aspectos logísticos, a facilidade de comunicação, e nós visualizamos o futuro de uma base. Assim, viemos para cá”, narrou Telles. 

Durante o evento, a Banda de Música do Comando de Aviação do Exército, sob regência do tenente Veloso, executou os Hinos Nacional e de Taubaté.

O vereador Jessé Silva (Podemos) participou da solenidade.

Você pode rever a cerimônia na TV Câmara Taubaté pelo canal 4.2, Claro TV canal 4, site, Youtube e Facebook @tvctaubate.


Compartilhar


Mais Notícias

Carregando... Por Favor, aguarde...
ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
fechar
ACESSIBILIDADE