• Marcelo Macedo e Vera Luciana Rezende.jpg

• Douglas Carbonne e Magali Neves Rodrigues.jpg

• Alberto Barreto e Oscar Castello Branco de Luca.jpg

Oscar Castello Branco: militar, deputado e benemérito

O deputado estadual Oscar Castello Branco de Luca recebeu o diploma de cidadania taubateana no dia 25, por iniciativa do vereador Alberto Barreto (PRTB), em solenidade realizada na Câmara de Taubaté.

Oscar é natural de São Paulo e descendente de militares, além de ser sobrinho-neto do ex-presidente Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco.

Teve o primeiro contato com Taubaté em 1986, ao conhecer a Base da Aviação do Exército na cidade. Em 1990, mudou-se definitivamente para o município e atuou por dez anos como militar. Foi um dos fundadores do Aeroclube de Taubaté, participou da aviação comercial na cidade e trabalhou com mídia.  É casado e tem três filhos.

Como deputado estadual, destinou R$ 1,2 milhão para melhorias dos serviços do Hospital Municipal Universitário de Taubaté (H-Mut), implantação do projeto modelo de robótica na educação infantil e compra de trator para apoiar o pequeno produtor rural.

Magali Neves: atuação na saúde, no legislativo e na política

A secretária de Meio Ambiente, Magali Neves Rodrigues, recebeu o título de cidadã taubateana do vereador Douglas Carbonne (DEM), em solenidade realizada pela Câmara de Taubaté no dia 25.

Irmã mais velha de três filhos, Magali nasceu na capital paulista, mas em 2002 mudou-se para cursar Ciências Biológicas na Universidade de Taubaté (Unitau). Continuou os estudos com a pós-graduação em Análises Clínicas, o que lhe proporcionou atuar na área da saúde na rede municipal e privada por mais de seis anos, com destaque para o antigo Posto de Atendimento Médico e Odontológico (Pamo) Central.

Ministrou aulas de Anatomia e Patologia em Cursos Técnicos de Radiologia e Enfermagem entre 2008 e 2011. Em 2013, iniciou sua carreira como assessora parlamentar na Câmara de Taubaté, no gabinete do vereador Douglas, e teve contato com o processo político e legislativo. Assumiu, em 2021, o cargo de secretária a convite do prefeito José Saud (MDB).

Katia Sastre: reconhecimento por atuação como policial e deputada

Policial militar e deputada federal, Katia da Silva Sastre recebeu o título de cidadania taubateana do vereador Moises Luciano Pirulito (PL) em solenidade realizada no dia 25 na Câmara de Taubaté.

Nascida na capital paulista, Katia ficou nacionalmente conhecida após reagir a uma tentativa de assalto na porta de uma escola. Ela estava de folga e compareceu a um evento do Dia das Mães com a filha, quando o bandido armado abordou mães e crianças. Ela impediu o crime e, por isso, foi homenageada pelo então governador Márcio França.

Em 2018, foi eleita deputada federal e, desde então, tem sua atuação pautada pela defesa na área da saúde, segurança pública, educação, pessoas com deficiência, famílias e direitos das mulheres, além de participar de comissões externas na área militar.

Em 2020, a deputada destinou R$ 200 mil para Taubaté, por meio de emenda parlamentar, para as áreas de segurança e saúde. Neste ano, a segurança pública do município será contemplada com mais R$ 200 mil indicados por ela para combater a criminalidade. Além disso, em uma visita ao 5º Batalhão da Polícia Militar, a deputada se comprometeu a conseguir equipamentos e outros itens para a unidade.

Marilda Aparecida: apoio a romeiros de todo o país

Presidente do Grupo de Apoio Unidos Pela Fé, Marilda Aparecida de Matos Rocha tornou-se cidadã taubateana com a entrega do título pelas mãos do vereador Professor Edson (PSD), em solenidade realizada no dia 25 na Câmara de Taubaté.

Nascida em Adrianópolis (PR) e formada em Gestão Pública, Marilda é casada e tem um filho. Juntos, eles iniciaram há 19 anos um projeto que tinha o objetivo de realizar ações de bem ao próximo, dentre eles, ajudar os romeiros que se locomovem até Aparecida.

Esse trabalho cresceu até que, em 2015, resultou na criação do Unidos Pela Fé, grupo que oferece apoio a romeiros durante o mês de outubro, época em que aumenta a peregrinação rumo ao município sede da Basílica.

Além disso, promovem ações pela cidade, como distribuição de mochilas escolares no início do ano e de chocolates durante a Páscoa, sempre destinados às crianças carentes. Outras famílias também recebem auxílio do grupo, ao longo do ano.

Vera Luciana: dedicação no atendimento ao público

Servidora da Polícia Civil, Vera Luciana Rezende foi homenageada com o título de cidadania taubateana, diploma que recebeu do vereador Marcelo Macedo (MDB) em solenidade realizada no dia 25 na Câmara de Taubaté.

Filha de Francisco Rezende e Amália Rezende, Vera Luciana Rezende é natural de Campos do Jordão e é formada em Ciências Jurídicas pela Universidade de Taubaté (Unitau).

Vera ingressou na Polícia Civil do Estado de São Paulo na função de servente e passou por diversos cargos ao longo de 45 anos de serviço, como escriturária e carcereira, por exemplo. Atualmente está em exercício no setor de identificação na Delegacia Seccional de Polícia de Taubaté.

Ao longo de sua carreira, Vera se destacou ainda mais no atendimento ao público, o que fez elevar o nome da Polícia Civil.