Uma rua e uma praça de Taubaté deverão receber nomes oficiais após a aprovação de dois projetos na sessão do dia 10. O primeiro já havia sido aprovado na semana passada, e agora os vereadores confirmaram em segunda votação.
De autoria do prefeito José Saud (PP), o projeto de lei 111/2023 dá o nome de José Vieras de Araújo à atual rua Quatro do loteamento residencial Ecovilla Taubaté, localizado no bairro Cataguá.
José foi agricultor e proprietário de terras em Quiririm, onde viveu e constituiu família. Residiu na fazenda Quiririm desde a primeira metade do século 19 e, com a formação do núcleo colonial, adquiriu lotes de terra, onde continuou na atividade agrícola junto com seus filhos.
Em documentos de formação do núcleo, guardados no Arquivo Público do Estado de São Paulo, o encarregado do local atesta que José e sua família contribuíram muito para o desenvolvimento da área. Ele faleceu em 1928, aos 107 anos, sendo a primeira pessoa a ser sepultada no Cemitério Municipal de Quiririm. Este projeto só depende da sanção do Executivo para se tornar lei.
Já a segunda proposta, projeto de lei 29/2024, é do vereador Douglas Carbonne (SD), que sugere dar o nome de praça Homero Guilherme Almeida à área de lazer que fica aos fundos do Museu de História Natural, entre as ruas Thiers de Carvalho e Léo Silva Gouveia, no Jardim do Sol.
Nascido na cidade de Pains, em Minas Gerais, Homero se mudou para Taubaté e morou no Jardim do Sol por mais de 40 anos. Além de trabalhador dedicado, palestrante de controle de qualidade da Volkswagen e Autolatina, Homero foi jogador de futebol quando jovem e, depois, instrutor de futebol de crianças e jovens. Após se aposentar, trabalhou no Banco do Povo na Rodoviária Velha, no auxílio a novos empreendedores formais e informais da cidade. Faleceu em 2019, aos 80 anos.
Esse projeto ainda depende de segunda votação.