Uma academia ao ar livre e uma rua do município receberão novos nomes em homenagem a dois cidadãos prestantes de Taubaté. A aprovação dos projetos aconteceu na sessão do dia 3.
De autoria do vereador Paulo Miranda (MDB), o projeto de lei 98/2024 dá o nome de Sonia Maria Guimarães Assumpção à atual academia ao ar livre localizada na avenida Doutor Mário Luiz Paulucci, no Jaraguá Novo.
Sonia nasceu em Petrópolis, no Rio de Janeiro, mas viveu boa parte da vida em Taubaté. Uma de suas atividades favoritas era frequentar a academia ao ar livre localizada no Jaraguá, que não apenas contribuía para a sua saúde física, mas também para o seu bem-estar emocional. Adorava ir à igreja e visitar os familiares. Faleceu em 2023, aos 76 anos.
O projeto já havia sido aprovado na semana passada e só depende da sanção do prefeito.
A segunda proposta, projeto de lei 111/2023, de autoria do prefeito José Saud (PP), dá o nome de José Vieras de Araújo à atual rua Quatro do loteamento residencial Ecovilla, localizado no Cataguá.
José foi agricultor e proprietário de terras em Quiririm, onde viveu e constituiu família. Residiu na fazenda Quiririm desde a primeira metade do século XIX e, com a formação do núcleo colonial, adquiriu lotes de terra, onde continuou na atividade agrícola junto com seus filhos.
Em documentos de formação do núcleo, guardados no Arquivo Público de São Paulo, o encarregado do local atesta que José Vieras de Araújo e sua família contribuíram muito para o desenvolvimento da área. Faleceu em 1928, aos 107 anos, sendo a primeira pessoa a ser sepultada no Cemitério Municipal de Quiririm.
Esse projeto ainda depende de segunda votação e sanção para tornar-se lei.