• Alisson Souza, Douglas Carbonne e Gabriel Pinelli - Fonte: Almerinda Pietra

O processo do Sistema Municipal de Bolsas de Estudo (Simube) de 2023 foi tema de audiência pública na Câmara de Taubaté na segunda-feira, 6. O debate foi realizado por iniciativa do vereador Douglas Carbonne (Republicanos), que conduziu os trabalhos.

Secretário de Inclusão Social, Gabriel Pinelli ressaltou que, pela primeira vez, o processo foi totalmente informatizado. Ele chamou atenção dos candidatos sobre a necessidade de ler o edital e se atentar aos prazos.

“Tivemos 507 fichas inscritas, mas somente 172 colocaram toda a documentação. E somente 39 colocaram os documentos corretos. No dia 8 sai a lista com a situação de todos os candidatos em relação aos documentos faltantes. De 9 a 15 de março é o período de recurso. Dia 17 de março sai o resultado desta etapa, e aí entra a fase de visitas sociais. Dia 28 de abril sai o resultado de contemplados com bolsa.”

Em resposta a questionamentos de Carbonne, o presidente do Conselho de Administração do Fundo Municipal de Bolsas de Estudo, Allison Ryan de Souza, detalhou que, das fichas preenchidas, 401 são para curso superior e 106 para curso técnico. Das inscrições efetivadas, 158 são para curso superior e 14 para técnico. O orçamento deste ano para novas bolsas é de R$1,2 milhão. Destes, R$896 mil vão para curso superior e R$384mil para técnico.

Carbonne reforçou o pedido para que seja aberta modalidade específica de bolsa para alunos do curso de Medicina. Entre as considerações do vereador sobre o Simube está o fim da bolsa custeio, que não promove contrapartida para o município após a conclusão do curso pelo contemplado.

Os vereadores Adriano Coletor Tigrão (Cidadania), Alberto Barreto (PRTB), Jessé Silva (PL), Marcelo Macedo (MDB), Neneca Luiz Henrique (PDT), Paulo Miranda (MDB), Richardson da Padaria (União), Serginho (Progressistas) e Talita Cadeirante (PSB) participaram da audiência. O vídeo está disponível no canal da TV Câmara Taubaté no Youtube.