• Vereadores Neneca, Dentinho e Bobi com homenageados Luciano Henrique, Padre Lorival e Johnny Flores - Fonte: Vitor Reis

Na última solenidade de 2022 para entrega de títulos de cidadania taubateana, realizada pela Câmara de Taubaté na quarta-feira, 23, a honraria foi entregue para o lutador Johnny Flores Gonçalves, o jogador de futebol Luciano Henrique de Gouvêa e o padre Lorival João Back.

Conheça os homenageados:

Lutador

Johnny recebeu o título por iniciativa do vereador Rodson Lima Bobi (PSDB). Ele nasceu em São Caetano do Sul (SP), mas mudou-se para Taubaté aos 15 anos com a família, quando seu pai, Ronaldo Homem Montanha, envolvido com o projeto da luta livre, recebeu uma proposta de trabalho na cidade.

Após o ensino médio, começou a organizar lutas e iniciou sua equipe, a Tsunami Combat Team, através de um projeto social no Jardim Mourisco. Em 2012, participou do reality show The Ultimate Figther Brasil, organizado pelo UFC. Há cinco anos focou seus esforços na formação de atletas e em projetos sociais. Hoje é treinador da equipe de kickboxing e MMA da cidade e conseguiu diversos títulos no Brasil e exterior. É coordenador da Seleção Brasileira de Kickboxing.

Nos agradecimentos, Johnny afirmou ser uma honra receber o título. “Não consigo lembrar de uma vida antes de Taubaté. Aqui construí minha história, minha família, fiz excelentes amigos. Que eu possa levar o nome de Taubaté a muitos eventos e campeonatos.”

Futebol

Luciano Henrique foi indicado pelo vereador Neneca Luiz Henrique (PDT) para receber a honraria.  Ele nasceu em Tremembé, mas viveu a infância e adolescência na Estiva. Desde criança, foi apaixonado pelo futebol e começou a dar seus primeiros passos no time infantil do Sesi. Logo depois, foi para o time juvenil do União Operária e da Volkswagen, e futsal no Taubaté Country Clube (TCC), até chegar ao juniores do Esporte Clube Taubaté.

Em 1996 iniciou sua carreira de atleta profissional no EC Taubaté e, 18 anos depois, em 2014, encerrou sua carreira no clube. Entre 1996 e 2014, atuou em várias equipes importantes do futebol brasileiro e no exterior, como Santos, Sport Recife e Pohang Steelers, na Coreia do Sul. Formou-se como treinador pela Confederação Brasileira de Futebol e pelo Sindicato dos Atletas de São Paulo. Trabalha nas escolinhas de Futebol do TCC e nas categorias de base do EC Taubaté.

Ao agradecer a homenagem, Luciano disse que recebe o título com orgulho e honra. “Comecei minha carreira no Taubaté e sempre tentei levar o nome desta cidade que eu amo tanto. Trilhei minha carreira nacional e internacional no futebol levando Taubaté com muito orgulho.”

Padre

O padre Lorival foi homenageado por iniciativa do vereador João Henrique Dentinho (União). Ele nasceu em Crissiumal (RS), é graduado em Filosofia e Teologia, com pós-graduação em Psicopedagogia. Pertence à Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos).

Assumiu como pároco na Paróquia Sagrado Coração de Jesus na Vila São Geraldo em 2021, e faz parte da Equipe Administrativa Executiva na Cúria Diocesana. É autor de dois livros: “Uma história de amor e doação - Instituto Meninos de São Judas Tadeu” e “Das obras do Senhor não me esqueço.”

“É uma honra dirigir palavras de agradecimento neste Plenário, pelo reconhecimento e título de cidadania taubateana. Quero lembrar que a missão de padre não faço sozinho. Agradeço a meu vigário, meus confrades, além um exército de voluntários. Quero registrar o carinho do povo fiel, juntos construímos o reino do Sagrado Coração de Jesus e um novo porvir.”

A solenidade contou com a participação do vereador Alberto Barreto (PRTB), e o vídeo está disponível no canal da TV Câmara Taubaté no Youtube.