• Guilherme Fernandez, Danilo Serigheti, Capitão Souza, Alberto Barreto e tenente PM Eber Rodrigues - Fonte: Eduarda Souza

A Câmara de Taubaté realizou audiência na sexta-feira, 18, para debate de projetos relacionados à Defesa Civil, como o Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR) e o Plano Integrado de Gestão de Riscos de Desastres Naturais. O encontro foi mediado pelo vereador Alberto Barreto (PRTB).

O PMRR identifica e estuda regiões que apresentam riscos de desastres geológicos e hidrológicos e indica soluções e medidas para gestão. Faz parte de um Plano Integrado de Gestão de Riscos de Desastres Naturais, que tem abrangência regional, e é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) que envolve 32 municípios.

“Quanto mais efetiva for a gestão de riscos, conseguimos reduzir os problemas na ponta da linha, por promover uma gestão adequada. O PMRR tem foco no conhecimento de risco para promover uma capacidade de gestão cada vez melhor”, afirmou o geólogo Guilherme Fernandez, que atua na equipe de elaboração do Plano.

Em Taubaté, 17 áreas de risco foram analisadas, indicadas pela Defesa Civil do município. Dois setores apresentam risco alto para escorregamento, 15 registram risco baixo ou médio e demandam monitoramento. O estudo indica 274 edificações expostas a algum risco e 17 em risco alto, o último na região do Jardim Santa Tereza.

O Plano aponta a necessidade de investimento médio de R$1 milhão para soluções em relação às demandas levantadas, e o relatório final será apresentado ao município no primeiro trimestre de 2023. Barreto indicou que o Poder Executivo reserve o recurso no orçamento de 2024.

A Defesa Civil é um setor da Secretaria de Segurança Pública. O secretário da pasta, Capitão Souza, valorizou o estudo que vai contribuir na prevenção de problemas. “Esperamos que o resultado do trabalho possa impactar de forma positiva, porque o objetivo final é preservar vidas.”

Durante a audiência, houve a entrega de certificados a integrantes da Defesa Civil que passaram por curso de formação ministrado pela empresa responsável pelo PMRR.

Os vereadores Adriano Coletor Tigrão e Elisa Representa Taubaté, do Cidadania, Boanerge (PTB), Jessé Silva e Moises Luciano Pirulito, do PL, e Marcelo Macedo (MDB) participaram da audiência. O vídeo está disponível no canal da TV Câmara Taubaté no Youtube.