• Elisa Representa Taubaté, Líria Cunha, Alberto Barreto, Karla Bento, Richardson da Padaria, Elizandra Neves, Jessé Silva, Andressa Oliveira - Fonte: Fernanda Maria

A Câmara de Taubaté realizou solenidade na quinta-feira, 17, para a entrega de quatro títulos de cidadania. Esta foi a terceira de quatro cerimônias programadas com esta finalidade. Os trabalhos foram dirigidos pelo vereador Richardson da Padaria (União). Conheça os homenageados com o diploma.

Empresário

O empresário Carlos Alberto Pereta de Andrade foi indicado pelo vereador Jessé Silva (PL). Natural de Caçapava, Carlos fundou um comércio em Taubaté em 1993 no Jardim Independência, onde permaneceu por 12 anos. Em seguida, gerenciou por dez anos uma loja na Ford Brasil com a ajuda de seu irmão, Marcus, que faleceu aos 24 anos de idade. Hoje, Carlos gerencia a Velloso Parafusos e Ferramentas, loja localizada na Avenida do Povo.

O empresário tinha compromisso no dia da solenidade e não pôde comparecer para receber o diploma, que foi entregue para sua representante, Andressa de Andrade Oliveira.

Educadora

A educadora física Líria Cardoso da Cunha foi homenageada pela vereadora Elisa Representa Taubaté (Cidadania). Ela é professora e técnica de basquete no programa Escola de Atletas e Formação Integral (Eafi), consultora do Instituto Gotas de Cidadania e consultora técnica da Federação Paulista de Basquetebol. Nasceu em Tremembé, mas estudou em Taubaté desde a primeira série. Jogou basquete de alto rendimento em campeonatos por todo o Brasil, se graduou em Educação Física pela Unitau e passou a ensinar.

Líria se recordou das dificuldades que enfrentou adolescente, ao se mudar para Guarulhos aos 14 anos, sem familiares próximos, e pediu apoio público para que os jovens do município não tenham que passar por essas dificuldades. “Gostaria de aproveitar esse momento e dizer às autoridades a importância de se ter uma política pública esportiva dentro da cidade, para que nossas meninas e meninos não precisem sair da cidade para viver isso. O esporte e o basquete me salvaram, eu tenho uma graduação e uma vida profissional graças ao esporte, se não tivesse tido essa oportunidade não seria quem eu sou, eu não estaria aqui.”

Pastoras

A terceira homenageada foi a pastora Karla de Souza Pereira Bento, cofundadora da Igreja Batista da Graça da Cidade e organizadora do projeto social “Brincando com a graça”. Ela recebeu a indicação do vereador Alberto Barreto (PRTB) em reconhecimento ao trabalho voluntário realizado com a entrega de sopas aos andarilhos e moradores de rua, ao auxílio social feito por meio da doação de roupas e alimentos a famílias carentes e também à rotina de aconselhamento semanal, disponível a mulheres necessitadas de auxílio espiritual, emocional e familiar.

Nascida em São João de Meriti (RJ), Karla chegou em Taubaté aos 15 anos de idade e se formou em Letras pela Faculdade Anhanguera. Em seus agradecimentos, falou de sua gratidão pela acolhida na cidade, lugar onde conheceu seu marido e teve suas filhas, e terminou citando o Salmo 103: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não se esqueças de nenhum só de seus benefícios”.

Em seguida, o vereador Richardson da Padaria (União) entregou o diploma de cidadania à pastora Elizandra Silva Neves. Nascida em Arapiraca (AL), numa família humilde da comunidade rural, Elizandra chegou em Taubaté aos 11 anos. Aqui, estudou na rede pública ao longo dos ensinos fundamental e médio e iniciou a carreira profissional na área de Recursos Humanos. Em 2016 começou a trajetória de empresária e, em paralelo, às atividades da Igreja Amada Abba Church.

Em retribuição à homenagem, Elizandra agradeceu ao vereador, à família, que é “sua base”, aos amigos e a Deus. “Se há 20 anos alguém falasse que eu estaria vivendo isso, eu diria: eu não quero. Eu sempre fugi porque eu não queria, mas um dia o Senhor me capturou e me deu uma igreja, que amo tanto. A despeito de toda lógica humana, Ele me escolheu para estar neste dia, nesta plataforma, falando com vocês. Toda honra e toda glória é Dele. É um Deus que muda história, ele só esperou que eu falasse sim, eu disse sim, e Ele mudou minha história.”

A quarta solenidade de entrega de títulos acontecerá na quarta-feira, 23. Os vídeos das solenidades estão disponíveis no canal da TV Câmara Taubaté no Youtube, na página do Facebook e durante a programação da emissora no canal aberto 4.2 e Claro TV canal  4.