• Vereadores e homenageadas - Fonte: Fernanda Maria

A Câmara de Taubaté realizou solenidade no dia 22 em referência ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, com homenagens para as ativistas Claudia Aparecida Fortunato e Shirley Aparecida Rocha Menezes.

A vereadora Talita Cadeirante (PSB) dirigiu os trabalhos, e o vereador Jessé Silva (PL) apresentou a saudação oficial. Participaram os vereadores Elisa Representa Taubaté (Cidadania), Marcelo Macedo (MDB), Richardson da Padaria (União) e Serginho (Progressistas).

Jessé mencionou o esforço das mães que se desdobram para oferecer qualidade de vida aos filhos, muitas vezes com dificuldades para ter acesso à escola, esportes e serviços médicos. “O que você faz importa, vale a pena a luta. Naqueles dias que você se pergunta se pode aguentar mais um minuto, saiba que estou vendo você”, declamou.

Ele acrescentou a campanha Setembro Verde, instituída em 1982 em decorrência do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, destacou o trabalho da equipe municipal do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (Nape) para garantir a acessibilidade dos alunos e elogiou os atletas que têm defendido a cidade em diversas categorias adaptadas.

Em seguida, Jessé enalteceu o papel de Claudia Aparecida no carinho e atenção ao lado do companheiro, Cristiano do Prado Cursino, que ficou tetraplégico após acidente durante um mergulho. Atualmente, Claudia auxilia na modalidade bocha paralímpica e incentiva o espírito competitivo do marido, que sempre foi atleta, fisiculturista e maratonista, e juntos disputam a 1ª divisão do Campeonato Paulista.

“Para mim, é uma alegria ser homenageada na semana em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”, agradeceu Claudia.

Primeira mulher cadeirante eleita em Taubaté, a vereadora Talita chamou atenção para o protagonismo da luta das pessoas com deficiência, que passa pelo apoio de amigos, familiares e companheiros, mas disse que não se deve esquecer do local de fala conquistado ao longo do tempo. “Não precisamos que as pessoas falem por nós, podemos e devemos falar por nós.”

Talita indicou Shirley Aparecida para receber o reconhecimento da Câmara. Nascida com osteogênese imperfecta, doença conhecida como ossos de vidro, Shirley sofreu várias fraturas desde os 15 dias de vida. Aos sete anos, foi rejeitada na escola devido ao fato de não saber andar e somente aos 11 anos conseguiu realizar o sonho de estudar. Hoje, é formada em Psicologia pela Universidade de Taubaté e conquistou o cargo de servidora municipal.

Ao receber o diploma, Shirley pediu que as pessoas com deficiência não sejam lembradas somente em relação às áreas de saúde, educação e esportes, mas também quanto ao trabalho, diversão e cultura. “A pessoa com deficiência não tem direito a isso. Não devemos ficar restritos a educação, saúde e esporte - que é válido, importantíssimo -, porque a invisibilidade da pessoa com deficiência não está só quando não tem uma rampa para subir, mas quando ela chega num supermercado, e a caixa não consegue olhar para ela”, disse.

Reveja a solenidade no canal da TV Câmara Taubaté no Youtube.