Os vereadores de Taubaté aprovaram as idades mínimas para aposentadoria do servidor público municipal. O projeto de emenda à Lei Orgânica 1/2022, de autoria do prefeito José Saud (MDB), foi incluído na pauta da sessão do dia 21 e submetido a primeira votação. Será necessária a segunda discussão, além da promulgação, para que o projeto se torne lei.

O texto, que recebeu emendas redacionais da Comissão de Justiça, determina que a servidora será aposentada aos 62 anos de idade e o servidor aos 65 anos, observados o tempo de contribuição e os demais requisitos estabelecidos em lei complementar. Atualmente, a regra é de 55 anos para mulher e 60 para homens, combinado com as outras exigências.

Professores terão idade mínima para a aposentadoria reduzida em cinco anos, desde que comprovem tempo de efetivo exercício das funções de magistério da educação infantil e no ensino fundamental e médio, conforme requisitos previstos em lei complementar.

De acordo com a mensagem enviada pelo prefeito à Câmara, o projeto foi apresentado para adequar a legislação municipal à Constituição Federal, alterada por meio de Emenda Constitucional em 2019.

“A presente propositura seguiu as idades fixadas para os servidores da União, mantendo-se a necessária igualdade entre os servidores públicos e considerando-se, ainda, a expectativa de sobrevida dos idosos, apontada como uma das causas da alteração previdenciária, em respeito à simetria federativa”, diz a mensagem.


Compartilhar


Carregando... Por Favor, aguarde...
ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
fechar
ACESSIBILIDADE