• Larissa Ribeiro, Estella Machado, Mario Peloggia, Diego Fonseca e Mario Romero - Julia Mathias

A Câmara de Taubaté realizou audiência pública no dia 31 para ouvir a prestação de contas das ações da Secretaria de Saúde durante os quatro primeiros meses de 2023. 

O evento foi conduzido pelo vereador Diego Fonseca (PSDB), presidente da Comissão de Saúde na Câmara. Ele pediu ao secretário da pasta, Mário Peloggia, o telefone do responsável pelo Instituto Nacional de Ciências da Saúde (INCS), organização social (OS) que era responsável pela gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) San Marino.

“Nós vamos precisar fazer a quebra do sigilo fiscal, telefônico, telemático e bancário dessas pessoas, porque a Prefeitura repassou o dinheiro para as OSs, e esta OS [INCS] não efetuou o pagamento dos funcionários. Então, fica uma cobrança sempre na Prefeitura, mas na verdade não é culpa da Prefeitura, é culpa da OS que recebeu o recurso financeiro e não repassou”, disse Diego.

O pedido do vereador é decorrente do trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a contratação das organizações sociais pelo município. Além de Diego, a CPI é composta por Moises Luciano Pirulito (PL), Elisa Representa Taubaté (Cidadania), Robson Lima Bobi (PSDB), Serginho (PP), Talita Cadeirante (PSB) e Vivi da Rádio (Republicanos).

Em resposta ao questionamento, o secretário afirmou que a Prefeitura está em dia com o pagamento das organizações sociais. “As OSs entraram em contato com a Secretaria de Finanças, promoveram todos os ajustes e acertos em relação aos repasses e pagamentos, e os repasses têm acontecido dentro do mês, então, posso dizer a vocês que não existe atraso, os pagamentos acontecem dentro do mês”, disse Peloggia

O secretário respondeu ainda perguntas sobre as emendas impositivas enviadas ao Hospital Municipal Universitário. Ele se comprometeu a enviar o relatório detalhado aos vereadores e citou algumas das melhorias em andamento na maternidade, mas lembrou que o H-Mut é uma unidade de referência para a região e, desta forma, recebe pacientes de outros municípios.

Além disso, Peloggia discorreu sobre a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Mais do Cecap, que deverá ser entregue em outubro, e a campanha para conscientizar o paciente a não faltar às consultas.

A audiência contou com participação dos vereadores Elisa, João Henrique Dentinho (União), Marcelo Macedo (MDB), Moises Pirulito, Serginho e Vivi da Rádio. Assista ao vídeo no canal da TV Câmara Taubaté no Youtube.


Compartilhar


Mais Notícias

Carregando... Por Favor, aguarde...
ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
fechar
ACESSIBILIDADE