• Mayra Dellú, Nara Fortes, Douglas Carbonne, Allison Ryan de Souza - Fonte: Giovana Vasconcelos

O Sistema Municipal de Bolsas de Estudo (Simube) reservou 20% do seu orçamento para bolsas na modalidade de ensino à distância (EAD). A informação foi divulgada durante audiência pública realizada na Câmara de Taubaté no dia 23 pelo chefe do Simube, Allison Ryan de Souza.

Segundo ele, a separação do orçamento entre as modalidades presencial e à distância fez com que, aparentemente, houvesse redução do número de bolsas. No entanto, houve a diminuição de recursos da modalidade presencial justamente para acomodar os alunos do EAD.

Durante a audiência, convocada por meio do requerimento 1668/2022, do vereador Douglas Carbonne (Republicanos), também foi discutida a criação de um segmento exclusivo para Medicina e de um programa municipal ao estilo do Escola da Família, do Governo do Estado.

Com relação ao primeiro ponto, Allison explicou que o teto da renda familiar permitido para ingresso no Simube subiu de cinco para oito salários-mínimos, e com isso mais alunos de Medicina foram contemplados. Esses estudantes demandam custeio por um período mais longo, uma vez que o curso tem duração de seis anos.

Carbonne mencionou que a lista de aprovados para bolsa financiamento deste ano é composta somente por alunos de Medicina e apontou que a criação de uma modalidade específica para essa carreira permitirá que alunos de outros cursos possam ser beneficiados.

Reitora da Universidade de Taubaté (Unitau), Nara Lucia Perondi Fortes concordou com a iniciativa e sugeriu que o aluno, depois de formado, preste serviços nas Unidades de Pronto Atendimento municipais, assim como ocorre em programas estaduais e federais de doutorado e mestrado, com objetivo de retribuir o incentivo.

Quanto ao programa Escola da Família, trata-se de uma prestação de serviços do bolsista durante o final de semana, em escolas ou unidades municipais, em prol da população. Para Carbonne, há disponibilidade de prédios públicos municipais, e todos os cursos deveriam ser incluídos neste programa.

Participaram da audiência os vereadores Adriano Coletor Tigrão e Elisa Representa Taubaté, do Cidadania, João Henrique Dentinho (União), Marcelo Macedo (MDB), Talita Cadeirante (PSB) e Vivi da Rádio (Republicanos).

Assista ao vídeo na página da TV Câmara Taubaté no Facebook, www.facebook.com/tvctaubate, ou durante as reprises no canal 4.2 aberto e na Claro TV canal 4.


Compartilhar


Mais Notícias

Carregando... Por Favor, aguarde...
ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas: Alt + [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Tamanho da Fonte/Contraste
fechar
ACESSIBILIDADE